fbpx

Analisando Bromato

Analisando Bromato
23 de fevereiro de 2021 Freitag Laboratórios

 

O Bromato BrO3-, é um composto químico que contém o íon Br-, é formado quando o ozônio e o íon brometo reagem.

Em tratamentos de água para o consumo humano, quando adicionado o íon hipoclorito, no processo de cloração, também há a formação do bromato.

A presença de bromato em águas é indesejada, pois estudos apontam que este composto é carcinogênico, afetando principalmente o sistema renal.

Segundo o Standard Methods SMEWW 23nd., só há uma metodologia aceitável para analisar o Bromato, que é utilização do cromatógrafo de íons (IC).

 Muitos laboratórios utilizam kits que prometem analisar o composto referido, porém, são métodos que analisam o íon brometo e por cálculo, se obtém o bromato. A utilização destes insumos colorimétricos traz uma incerteza alta, sendo assim, mesmo que os fabricantes aleguem que atenda a legislação da Portaria de Consolidação Nº 5, de 28/09/2017, a incerteza faz este limite ultrapassar o valor máximo recomendado que é 0,01mg/L.

O Freitag Laboratórios investe a anos em tecnologias de ponta,  possuímos um cromatógrafo de íons, trazendo assim mais segurança aos nossos clientes e consumidores.

 

Autor: Guilherme Freitag – CTO – Diretor Técnico do Freitag Laboratórios.


 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*