Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

Analisando Bromato

O Bromato BrO3-, é um composto químico que contém o íon Br-, é formado quando o ozônio e o íon brometo reagem.

Em tratamentos de água para o consumo humano, quando adicionado o íon hipoclorito, no processo de cloração, também há a formação do bromato.

A presença de bromato em águas é indesejada, pois estudos apontam que este composto é carcinogênico, afetando principalmente o sistema renal.

Segundo o Standard Methods SMEWW 23nd., só há uma metodologia aceitável para analisar o Bromato, que é utilização do cromatógrafo de íons (IC).

Muitos laboratórios utilizam kits que prometem analisar o composto referido, porém, são métodos que analisam o íon brometo e por cálculo, se obtém o bromato. A utilização destes insumos colorimétricos traz uma incerteza alta, sendo assim, mesmo que os fabricantes aleguem que atenda a legislação da Portaria de Consolidação Nº 5, de 28/09/2017, a incerteza faz este limite ultrapassar o valor máximo recomendado que é 0,01mg/L.

O Freitag Laboratórios investe a anos em tecnologias de ponta, possuímos um cromatógrafo de íons, trazendo assim mais segurança aos nossos clientes e consumidores.

Autor: Guilherme Freitag – CTO – Diretor Técnico do Freitag Laboratórios.

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade