fbpx

Atualização da Legislação Microbiológica para Alimentos

Atualização da Legislação Microbiológica para Alimentos
9 de março de 2021 Freitag Laboratórios

A ANVISA responsável em promover a segurança da saúde da população, regulamentou em 23/12/2019 a atualização dos padrões Microbiológicos para alimentos no Brasil. Por meio do DOU ela entrou em vigor no dia 26/12/2020.

Estes parâmetros microbiológicos servem para garantir a segurança alimentar de todos os alimentos consumidos em território Brasileiro. Trata-se da inovação de nossa Legislação com base em Limites de Legislações Européias e Americanas.

Dentre as principais novidades estão novos parâmetros e novos limites. Veja abaixo na tabela algumas alterações importantes da legislação:

 

Contagem de:Listeria monocytogenes Bactéria que apresenta crescimento em temperaturas abaixo de 8ºC. Causadora de intoxicação alimentar (Listeriose). Agora possui um limite para todos os alimentos prontos para consumo: aqueles alimentos que não precisam cozinhar ou assar. Seu limite é de até 100 UFC/g. Antes um alimento seguro era considerado quando tínhamos sua ausência.
Pesquisa de:  Salmonella

Espécie Enteritidis

Espécie Typhimurium

Principal causadora de óbitos ocasionados pela ingestão de alimentos com presença principalmente destas espécies. Como medida o Brasil adicionou em sua fiscalização a Pesquisa destas Salmonelas em produtos com ingredientes a base de carne de Aves (hambúrgueres, linguicinha de churrasco ou frango inteiro). Todos os resultados para essa bactéria considerada patogênica, deverão ser Negativos.
Pesquisa de:Enterotoxinas estafilocócicas  É um dos principais surtos de intoxicação causada em eventos sem que haja uma manipulação adequada aos alimentos. Relacionada a festas com produtos a base de leite como: Bolos, maionese, etc… Esta toxina trata-se de uma proteína produzida por bactérias denominadas Estafilococos coagulase positiva; bactérias estas presentes em todos os lugares como solo, água e em nossa pele. Por isso é de fácil disseminação e contaminação.

 

Estas são algumas das novidades da Legislação. O Freitag Laboratórios está sempre atento nas Atualizações das Legislações e seus limites. Estamos preparados para atender as novidades da IN 60.

 

Autor: Jader David Klug – Gestor de Matrizes de Alimentos do Freitag Laboratórios.

1 Comentário

  1. Jader David Klug 5 meses atrás

    Sou o Jader Junior e achei bem legal e curti bastante.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*