Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

Conhecendo o setor de Clássicos: “Qual o significado das análises?”

O setor de Clássicos do Freitag Laboratórios executa análises da área de meio ambiente, atendendo desde água ultrapura (utilizada na fabricação de fármacos ou hospitais), a água de consumo humano (recentemente discutida na nova portaria de potabilidade), a água bruta (em que se enquadram as águas superficiais, águas subterrâneas, águas salinas/salobras), até as águas residuais (os efluentes; dos “esgotos” altamente contaminados).

No entanto, percebemos que é comum haver dúvidas sobre o significado das análises. Normalmente percebemos a necessidade de atender uma legislação, mas quando há problemas maiores, nos obrigamos a buscar aprofundamento sobre o assunto. Um ensaio mal avaliado pode trazer custos e dificuldades muito maiores do que simplesmente “um valor que deu fora!”.

Vamos entender um pouco melhor sobre o que são essas análises?

Demanda Bioquímica de Oxigênio – DBO

É uma forma de interpretar a matéria orgânica presente na amostra, sendo que corresponde ao oxigênio necessário para oxidá-la através da ação biológica (microrganismos), ou seja, quantifica a matéria orgânica biodegradável. A execução da análise demora 5 dias. Normalmente, sua medida é usada em controles de ETEs para calcular a aeração necessária para degradar a matéria orgânica. De modo geral, é considerada um dos principais medidores de “poluição” – quanto mais alta a DBO, maior o impacto causado no meio ambiente.

Demanda Química de Oxigênio – DQO

É uma forma de interpretar a matéria orgânica presente na amostra, sendo que corresponde ao oxigênio necessário para oxidá-la através da ação de químicos. De modo geral, é considerada um dos principais medidores de “poluição”. A execução da análise demora entre 2 – 3 horas. Normalmente, sua medição é utilizada junto com a de DBO na interpretação e tomadas de decisões nos tratamentos de esgoto. Podemos associar que quanto mais alta a DQO, maior a carga química oxidável presente na amostra, ou seja, maior é sua contaminação, sua carga de material/químicos.

Surfactantes Aniônicos

São agentes tensoativos de carga negativa compostos quimicamente por uma parte hidrofílica (gosta de água) e outra hidrofóbica (não gosta da água). Devido a esta característica, normalmente conseguem gerar emulsão ou espumas. Na área de análise de água, correspondem principalmente aos detergentes aniônicos presentes em virtude dos despejos dos esgotos domésticos, industriais e tratamentos químicos. No entanto, os surfactantes também possuem contribuições de outros compostos: produtos agroquímicos, cosméticos, tintas, cerâmica, alimentos, tratamento de couros e têxteis, formulações farmacêuticas, óleos e lubrificantes (ou seja, se sua amostra tem contribuição de alguma destas atividades, ela pode positivar para surfactantes). A reação colorimétrica por “azul de metileno” é a forma mais comum de quantificá-los em laboratório.

Cor Aparente

É uma propriedade física da água. Naturalmente é gerada pela presença de matéria orgânica, ferro e partículas suspensas (óxidos, algas, partículas coloidais). Descargas de químicos e efluentes também podem contribuir (corantes, compostos orgânicos e inorgânicos da indústria). Nesta análise, a amostra não é filtrada e acaba sendo analisada em até 48h utilizando o procedimento de comparação visual. Através da cor pode-se avaliar se há impurezas na água que prejudiquem os processos, atividades ou o meio ambiente (desde a água de um poço artesiano;uma água para envase de conservas; ou o impacto da erosão das margens de um rio).

Cor Verdadeira

É uma propriedade física da água. Neste ensaio, a amostra é filtrada, removendo boa parte das partículas que lhe conferem turbidez. Logo após, é analisada em espectrofotômetro em até 48h. O fato de passar por filtração torna este resultado o mais fiel a propriedade de “Cor”, já que se fosse a “Cor Aparente” teria muita influência/variabilidade gerada pelos compostos suspensos da água.

pH

O “Potencial Hidrogênico” da amostra representa a atividade dos íons hidrogênio (H+) que pode conferir, em determinada temperatura, características ácidas ou básicas na solução. É uma das análises mais comuns e básicas, sendo executada preferencialmente em campo (o prazo normalizado é de 15 min). Todavia, é executada em bancada para auxiliar no controle de muitas outras análises e processos. O pHmetro (equipamento que mede pH corrigindo também sua temperatura), é um dos instrumentos essenciais do laboratório. Um pH ideal, na maioria dos casos, é próximo a faixa da neutralidade ( 7 ), no entanto, muitas atividades podem alterar essa propriedade conferindo à água características até corrosivas (pH extremo, como 2 ou 13), danosas ao meio ambiente e à saúde humana. Existem muitos processos produtivos, biológicos e químicos que tem dependência de um pH em especial para acontecerem corretamente (desde uma enzima no corpo humano até o tratamento de efluentes).

Turbidez

Ensaio essencial na qualidade da água para consumo humano, porém também tem aplicações na avaliação da água para fins ambientais e industriais. Podemos, de modo leigo, afirmar que representa a “claridade” da água, pois, quanto mais matéria suspensa, sujidades e outros compostos que causem opacidade, maior será a Turbidez (ou seja, uma turbidez baixa pode ser um sinal de uma água mais “pura” ou “limpa”). A turbidez pode ter origem desde as finas partículas de argila, compostos inorgânicos dissolvidos, plâncton ou até microrganismos. Este ensaio é executado em até 48 através do procedimento Nefelométrico (normalmente usa-se Turbidímetro).

Óleos e Graxas Totais

São vários compostos orgânicos, incluindo gorduras, óleos, ésteres e outros grupos de hidrocarbonetos (ou seja, nem tudo quantificado como “óleos e graxas” é necessariamente um “óleo/gordura”). É muito comum sua análise por extração via Soxhlet, em que, a amostra é filtrada e seu filtro contendo os “óleos e graxas” é extraído por algumas horas sob aquecimento através da ação de um solvente orgânico (hexano). O resíduo obtido desta extração é pesado e calculado. Os óleos e graxas podem ter origem animal, vegetal ou mineral, sendo isso fortemente ligado a atividade geradora do efluente (alimentício, caixa separadora, sanitário…). Elevados óleos e graxas podem indicar a presença de vários compostos orgânicos potencialmente prejudiciais a vida, por isso, são fortemente monitorados desde postos de combustíveis até estações de tratamento de esgoto.

Os trechos acima são apenas alguns exemplos das atividades realizadas pelo setor e no laboratório. As interpretações podem ser muito mais profundas que isso! Muitas vezes, tais coisas são críticas para atender/justificar um Licenciamento Ambiental (LAO) ou garantir o andamento do processo produtivo.

Gostou deste conteúdo? Gostaria de conhecer mais? Há muito outros ensaios que podem ser abordados! Comente ou entre em contato!

Autor: André Ribeiro do Prado – Gestor Técnico do Setor de Clássicos

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade