fbpx

Criei meu produto alimentício, e agora?

Criei meu produto alimentício, e agora?
8 de junho de 2022 Freitag Laboratórios

 

 

Criei meu produto alimentício, e agora?

 

Se você é um pequeno empreendedor ou pretende elaborar um produto alimentício para venda, esse artigo pode lhe ajudar. 

Segundo a nova RESOLUÇÃO – RDC Nº 429, DE 8 DE OUTUBRO DE 2020, a Anvisa, vinculada ao Ministério da Saúde publicou o seguinte: 

Art. 4º A declaração da tabela de informação nutricional é obrigatória nos rótulos dos alimentos embalados na ausência dos consumidores, incluindo as bebidas, os ingredientes, os aditivos alimentares e os coadjuvantes de tecnologia, inclusive aqueles destinados exclusivamente ao processamento industrial ou aos serviços de alimentação.

Isso quer dizer que todo produto embalado na ausência do consumidor, deve possuir a tabela de informação nutricional. Se o seu produto for elaborado no estabelecimento em que o vende e oferecido ao consumidor sem embalagem, ou com embalagem apenas para proteção, não precisa apresentar informação nutricional.

Alguns produtos excluídos da obrigatoriedade da tabela são: água, gelo, café, chá, frutas, vegetais e carne in natura.

Conforme a nova resolução, que entrará em vigor em outubro de 2022, os constituintes da tabela de informação nutricional são os seguintes:

– valor energético; –

– carboidratos;

– açúcares totais; 

– açúcares adicionados;

– proteínas;

– gorduras totais;

– gorduras saturadas;

– gorduras trans; 

– fibra alimentar; 

– sódio;

Referente as principais mudanças da antiga resolução para a atual, está a adoção de rotulagem nutricional frontal para nutrientes considerados relevantes para a saúde do consumidor, como sódio, gorduras saturadas e açúcares adicionados. 

Outras mudanças aprovadas, são referentes a cor da tabela  (fundo branco com letras pretas), porção do alimento e medida caseira (devendo considerar 100 g ou 100 ml) de porção de alimento. 

Essas mudanças foram criadas justamente para melhorar a legibilidade das informações e entendimento do consumidor.

O Freitag Laboratórios realiza a análise de produtos e a elaboração da tabela de informação nutricional respeitando as novas regras da resolução. 

Entre em contato para esclarecimento de dúvidas e orçamentos.  

Autora: Larissa Butzke Santiago 
Técnica de Laboratório do Setor de Bromatologia

 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*