Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

Entendendo o que é e pra que serve o Dripping Test ou Teste de Gotejamento.

A carne de aves in natura é muito propícia à contaminação microbiológica e por isso, é de extrema importância a etapa de resfriamento realizada nos abatedouros de aves.

A etapa de resfriamento ocorre por imersão em tanques de água gelada denominado de “pré-chiller” e “chiller”, e é nesta etapa que também ocorre a hidratação das proteínas, incorporação da água ao tecido muscular.

A água excedente deve ser removida antes da etapa de congelamento, caso contrário, irá congelar junto ao produto aumentando o seu peso e prejudicando economicamente o consumidor.

Essa quantidade excedente de líquido encontrado nas carcaças de frango pelos consumidores é controlada através de um método do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), chamado Dripping Test ou Teste de Gotejamento.

O princípio do Dripping Teste baseia-se na determinação gravimétrica do teor de líquido perdido pelas aves congeladas no degelo em condições padronizadas.

Utilizando 6 carcaças ainda congeladas, faz-se a inserção simultânea em um banho de água com temperatura e agitação controlada, ficando neste banho por um tempo determinado conforme seu peso inicial, após, são removidas, enxugadas e tomado o peso final das mesmas.

O resultado final do ensaio é a média aritmética do percentual de líquido perdido de 6 carcaças, conforme o Manual de Métodos Oficiais para Análise de Alimentos de Origem Animal. MAPA, Brasília 2019.

Caso o resultado encontrado seja superior a 6%, considera-se que a carcaça de frango absorveu um excesso de água durante o processo de pré-resfriamento por imersão conforme a portaria 210 de 10 de novembro de 1998 (BRASIL, 1998).

O Freitag Laboratórios possui este ensaio a mais de 10 anos implementado, atualmente atendendo aos órgãos fiscalizadores como o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Autor: Guilherme Freitag – CTO – Diretor Técnico do Freitag Laboratórios.

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade