Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

Escherichia coli em pescados

Escherichia coli é uma bactéria comensal, que habita a microbiota intestinal. É um microrganismo em forma de bastonete, anaeróbio facultativo e gram negativo. Existem alguns subgrupos patogênicos da E. coli que podem causar doenças e até levar à morte, são cerca de duzentos sorotipos, os quais são classificados pelo fator de virulência e característica sorológica. Esses subgrupos patogênicos causam sintomas nos humanos que podem levar a uma lesão severa nas células epiteliais do intestino, hemorragia intestinal e falência renal. Esses surtos são causados devido a ingestão de leites e sucos não pasteurizados, carne mal cozida e pescados.

Os peixes são grandes causadores da disseminação de agentes patogênicos responsáveis por causar doenças, podendo ser utilizado como indicadores da qualidade da água, pois demonstra a contaminação da água de cultivo por esgoto, devido a um insatisfatório tratamento do saneamento básico, por este motivo estão associados a grande parte das doenças transmitidas por alimentos. A Escherichia coli é uma das principais bactérias encontradas nos peixes. Neles, ela se instala no intestino, mas dificilmente consegue penetrar no músculo. A contaminação de E. coli aponta manipulação inadequada nos processos de captura, armazenamento e manipulação do peixe.

O monitoramento da água e do peixe é de extrema importância para identificar a contaminação, para que seja realizado um possível tratamento, evitando eventuais complicações para a saúde humana.

O Freitag Laboratórios conta com um amplo escopo de ensaios acreditados, que podem ser utilizados para realização das análises necessárias para avaliar a qualidade da água e do alimento, trazendo assim, uma qualidade de vida melhor.

Autoras: Bruna E. Kern, Jenifer A. Fiedler e Sandy T. Bruske – Técnicas do setor de Microbiologia

Referência

PINHEIRO, L.B. PISCICULTURA DE TILÁPIA: EFEITOS DA CONTAMINAÇÃO POR Escherichia coli e Salmonella enteritidis. Universidade Federal de Campina Grande. 2018

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade