Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

Fraude no azeite de oliva: informação é peça-chave para o consumidor

Uma alimentação de qualidade precisa ser encarada como prioridade.

É isso, pelo menos, que um número cada vez maior de pessoas pensa. Enquanto buscam um estilo de vida mais saudável, mudam seus hábitos alimentares, suas técnicas de cozinha e seus ingredientes favoritos, enfrentam um inimigo silencioso e discreto: a má índole de diversas marcas do setor alimentício.

O cultivo de azeitonas é uma tradição milenar com origem na região mediterrânea. A produção de azeite marcou a nutrição, gastronomia, medicina e estética de uma civilização inteira. Mais que isso: continua sendo a opção mais clássica na hora de preparar um refogado ou temperar uma salada.

É fácil compreender porque o azeite de oliva se tornou aliado de pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável e natural. O seu consumo tem sido associado à uma diminuição das chance de desenvolvimento de câncer, doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes. O Brasil, dentre os maiores importadores de azeite, ocupa o terceiro lugar no ranking mundial.

É nesse cenário que, somente no mês de Julho, o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) proibiu a venda de seis diferentes marcas de azeite de oliva. As empresas responsáveis são acusadas de comercializar produtos com mistura de óleos, sem a presença de azeite de oliva e impróprios para o consumo.

Não é caso inédito no Brasil. Em 2017 uma operação similar retirou 64 marcas das prateleiras do mercado. Em 2018, foram no total 46 marcas reprovadas. Em virtude da dificuldade e do alto custo da produção do azeite de oliva, empresas utilizam meios fraudulentos para otimizar a produção e rendimento do azeite. Ou ainda, encontram formas para ludibriar ou induzir o consumidor ao erro.

Ninguém menos que o próprio consumidor para filtrar e selecionar os produtos que coloca em sua mesa. Nunca antes o acesso à informação foi tão simplificado – e, por vezes, descontrolado.

As dicas selecionadas abaixo reúnem tudo o que precisa-se saber para acertar na próxima compra:

Rótulo. Mesmo que o termo “azeite de oliva” esteja em destaque, é importante reparar se em letras menores não aparece as expressões “óleo misto ou composto, temperos e molhos”.

Embalagem. Deve ser de vidro e escura, para reduzir exposição à luz e oxidação do azeite.

Pureza. Preferencialmente azeites virgens e, se possível, extravirgens. Esses produtos não passaram por refino industrial. Caso o azeite seja misto, ele deve obrigatoriamente apresentar os seus percentuais de composição.

Acidez. Para um bom azeite de oliva, quanto menor a acidez, melhor sua qualidade. Azeites extra virgens devem ter acidez menor que 0,8% e azeites virgens entre 0,8% e 2%.

Validade. Aqui vale o contrário dos vinhos: quanto mais fresco, melhor! O seu processo de oxidação é rápido e, com isso, perde-se seu aroma e sabor natural.

Produção. O termo “prensado a frio” garante que o único método utilizado para extração do azeite foi o mecânico, que conserva o maior número de propriedades benéficas do azeite. Praticamente um suco fresco de azeitonas, certo?

Envase. Atenção aos produtos envasados no Brasil: o envase do azeite de oliva em seu país de origem (isto é, no exterior) dificulta fraudes.

Orgânico. Produtos orgânicos devem apresentar o selo “Produto Orgânico Brasileiro”, certificado pela IBD.

Preço. O verdadeiro azeite de oliva costuma ter preço a partir de R$17,00. Produtos muito abaixo desse valor merecem desconfiança.

Caso ainda restem dúvidas, é possível fazer uma busca no site do MAPA. Para isso, é necessário acessar agricultura.gov.br e preencher o nome da marca do azeite na ferramenta de busca do site. Qualquer registro antigo ou atual de fraude ou inconformidade deve aparecer.

Como mencionado antes, informação há. Selecionar e assimilar essa informação é, de fato, um problema maior. Além disso, produzir e baratear estão no pensamento de cada cidadão moderno. Mais importante, no entanto, seria o homem reavaliar todos os seus valores, a fim de devolver aos produtos de qualidade o lugar que eles devem ocupar em nossas prateleiras.

Artigo por Gustavo Campestrini, Acadêmico de Engenharia Química e colaborador no Freitag Laboratórios.

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade