Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

O que é a Biologia Molecular?

É a ciência da biologia que estuda a vida de um ponto de vista molecular do DNA e RNA, e tem como foco as funções e mutações presentes nessas duas moléculas.

É uma ciência em ascensão que está tomando cada vez mais espaço no dia a dia dos laboratórios de pesquisa e de ensaios.

A Biologia Molecular é conhecida pela alta seletividade que suas técnicas possuem e também a velocidade na realização delas.

Entre as principais técnicas da BioMol temos:

CRISPR: vem do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats e trata-se da técnica de maior vanguarda da Biologia Molecular. Foi desenvolvida por cientistas chineses e norte americanos, onde os mesmos ao observarem o DNA bacteriano e descobrirem que esses microrganismos conseguem editar seu DNA da forma como quiserem para se “camuflar” dos vírus, iniciaram assim a desenvolver estudos, muitas vezes polêmicos e eticamente discutíveis nos campos do retardamento do envelhecimento, terapias gênicas, alteração genética de fetos eliminando genes de doenças genéticas, entre outros.

PCR: vem do inglês Polymerase Chain Reaction é uma técnica baseada em uma função celular replicada em aparelhos (in vitro) a da replicação de DNA. O funcionamento é simples, o DNA do microrganismo é identificado a partir de primers que são seletivos, a TAQ polymerase multiplicará esse DNA milhões de vezes e ao final terá tantas cópias do mesmo DNA que o mesmo será detectável. Essa técnica é amplamente utilizada para testes de paternidade, doenças genéticas, identificação de vírus e bactérias…

Eletroforese em gel: é a principal ferramenta utilizada na hora de identificar DNA, RNA e proteínas. O funcionamento se dá a uma corrente de eletricidade que atravessará um gel de acrilamida/agarose onde se encontra a amostra, que será separada e os diferentes fragmentos de pesos moleculares poderão ser identificados.

Western blot: seu princípio é parecido ao da Eletroforese pois identifica proteínas através de seu peso molecular. Em rotinas de laboratório é usado para testes bioquímicos justamente pela velocidade e seletividade que os equipamentos possuem.

Sequenciamento: é uma tecnologia de ponta, principalmente usadas para identificação de doenças raras e bactérias patogênicas. O sequenciamento basicamente irá ler todas as sequencias de DNA e RNA na amostra. Atualmente já existem inúmeros aparelhos automatizados que aplicam esta técnica.

Cada vez mais a Biologia Molecular está presente em nossas vidas. É uma ciência com um alto potencial de crescimento e avaliada como o futuro da ciência. O Freitag Laboratórios já possui o setor implantado e com ensaios acreditados na CGCRE do INMETRO em seu escopo. Há um constante investimento no setor para ofertar à sociedade tecnologia que permita contribuir na qualidade de vida humana e ambiental.

Acesse nosso escopo acreditado pelo site:

http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0687.pdf

Autor: Ricardo Henrique Doring – Técnico de Biologia Molecular do Freitag Laboratórios

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade