fbpx

O que é a Biologia Molecular?

O que é a Biologia Molecular?
12 de outubro de 2021 Freitag Laboratórios

 

É a ciência da biologia que estuda a vida de um ponto de vista molecular do DNA e RNA,  e tem como foco as funções e mutações presentes nessas duas moléculas.

É uma ciência em ascensão que está tomando cada vez mais espaço no dia a dia dos laboratórios de pesquisa e de ensaios.

A Biologia Molecular é conhecida pela alta seletividade que suas técnicas possuem e também a velocidade na realização delas.

 

Entre as principais técnicas da BioMol temos:

CRISPR: vem do inglês Clustered Regularly Interspaced Short Palindromic Repeats e trata-se da técnica de maior vanguarda da Biologia Molecular. Foi desenvolvida por cientistas chineses e norte americanos, onde os mesmos ao observarem o DNA bacteriano e descobrirem que esses microrganismos conseguem editar seu DNA da forma como quiserem para se “camuflar” dos vírus, iniciaram assim a desenvolver estudos, muitas vezes polêmicos e eticamente discutíveis nos campos do retardamento do envelhecimento, terapias gênicas, alteração genética de fetos eliminando genes de doenças genéticas, entre outros.

PCR: vem do inglês Polymerase Chain Reaction é uma técnica baseada em uma função celular replicada em aparelhos (in vitro) a da replicação de DNA. O funcionamento é simples, o DNA do microrganismo é identificado a partir de primers que são seletivos, a TAQ polymerase multiplicará esse DNA milhões de vezes e ao final terá tantas cópias do mesmo DNA que o mesmo será detectável. Essa técnica é amplamente utilizada para testes de paternidade, doenças genéticas, identificação de vírus e bactérias…

Eletroforese em gel: é a principal ferramenta utilizada na hora de identificar DNA, RNA e proteínas. O funcionamento se dá a uma corrente de eletricidade que atravessará um gel de acrilamida/agarose onde se encontra a amostra, que será separada e os diferentes fragmentos de pesos moleculares poderão ser identificados.

Western blot: seu princípio é parecido ao da Eletroforese pois identifica proteínas através de seu peso molecular. Em rotinas de laboratório é usado para testes bioquímicos justamente pela velocidade e seletividade que os equipamentos possuem.

Sequenciamento: é uma tecnologia de ponta, principalmente usadas para identificação de doenças raras e bactérias patogênicas. O sequenciamento basicamente irá ler todas as sequencias de DNA e RNA na amostra. Atualmente já existem inúmeros aparelhos automatizados que aplicam esta técnica.

 

Cada vez mais a Biologia Molecular está presente em nossas vidas. É uma ciência com um alto potencial de crescimento e avaliada como o futuro da ciência. O Freitag Laboratórios já possui o setor implantado e com ensaios acreditados na CGCRE do INMETRO em seu escopo. Há um constante investimento no setor para ofertar à sociedade tecnologia que permita contribuir na qualidade de vida humana e ambiental.

 

Acesse nosso escopo acreditado pelo site: 

http://www.inmetro.gov.br/laboratorios/rble/docs/CRL0687.pdf

Autor: Ricardo Henrique Doring – Técnico de Biologia Molecular do Freitag Laboratórios

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*