Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

29.09.2022

Oxigênio dissolvido na vida aquática

Oxigênio Dissolvido (OD) é um fator limitante para manutenção da vida aquática e de processos de autodepuração em sistemas aquáticos naturais e estações de tratamento de esgotos. Durante a degradação da matéria orgânica, as bactérias fazem uso do oxigênio nos seus processos respiratórios, podendo vir a causar uma redução de sua concentração no meio.
Uma das causas mais frequentes de mortandade é a queda na concentração de oxigênio nos corpos d’água. O valor mínimo de oxigênio dissolvido (OD) para a preservação da vida aquática, estabelecido pela Resolução CONAMA 357/05(2) é de 5,0 mg/L (aplicável para a Classe 2), podendo variar o limite permitido pela legislação conforme o uso da água.
A concentração de oxigênio presente na água vai variar de acordo com a pressão atmosférica (altitude) e com a temperatura do meio. Águas com temperaturas mais baixas têm maior capacidade de dissolver oxigênio; já em maiores altitudes, onde é menor a pressão atmosférica, o oxigênio dissolvido apresenta menor solubilidade.

Fonte: CESTESB

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade