fbpx

Princípios de Cromatografia Iônica e sua importância

Princípios de Cromatografia Iônica e sua importância
25 de julho de 2018 Freitag Laboratórios

O que é a cromatografia?

A cromatografia tornou-se um método essencial para a classificação de compostos químicos de acordo com suas características básicas comuns. Ela é dividida em várias partes de acordo com suas técnicas (planar ou por coluna), sua fase móvel (líquida, gasosa ou fluído supercrítico) e sua fase estacionária (líquido, sólido ou fase ligada).

A cromatografia iônica se classifica nas técnicas por coluna, a qual possui como intuito a determinação de íons em matrizes líquidas. Através de uma série de componentes do cromatógrafo é possível definir os compostos presentes na amostra e suas concentrações (figura abaixo).sistema-basico-de-cromatografia-liquida

O esquema apresentado acima é o básico para cromatografia líquida, a qual abrange a cromatografia iônica.

A primeira etapa constitui em injetar o eluente no cromatógrafo, que possui como função além de deslocar a amostra também auxiliar na separação dos íons.

Com o auxílio da bomba de pressão a amostra e o eluente são deslocados no equipamento e passam por uma pré-coluna e uma coluna, que podem ser catiônicas ou aniônicas, dependendo das características dos analitos que se deseja analisar. É nesta etapa onde ocorre a troca iônica dos íons entre o analito e a coluna, que ocorre através de afinidade eletrônica.

Na sequência, a amostra passa pela bomba supressora que possui como intuito a separação e identificação de forma mais eficiente dos analitos, nesta etapa também ocorre a supressão do eluente.

Por final, o detector faz a análise dos compostos através de sua condutividade elétrica e então seus dados são apresentados em forma de cromatograma conforme a figura abaixo.      cromatograma-de-analitos-iônicosNo cromatograma temos uma relação entre tempo de corrida e o sinal de condutividade emitido pelo composto ao passar pelo detector, o qual dependendo de sua altura/área e o tempo de retenção é classificado na amostra através de comparações com padrões dos analitos pesquisados.

No caso apresentado, é exposto os analitos mais comuns na cromatografia iônica, o qual os compostos possuem caráter aniônico e por consequência a coluna possui caráter catiônico (para que assim possa ocorrer a troca iônica). Os analitos apresentados são: fluoreto (1), clorito (2), bromato (3), cloreto (4), nitrito (5), clorato (6), brometo (7), nitrato (8) e sulfato (9).

Monitoramento de qualidade

Devido as consequências que a presença em altas concentrações destes compostos pode causar ao meio ambiente, exige-se perante normas o monitoramento de suas concentrações em diversas aplicações.

Um exemplo, é o monitoramento da qualidade das águas para consumo humano, regida pela Portaria de Consolidação Nº 5, onde define-se que os íons de fluoreto, clorito, bromato, cloreto, nitrito, nitrato e sulfato devem apresentar resultados inferiores ao valor de concentração máxima permitida por lei, para que assim não interfiram na saúde pública.

Falta de monitoramento: qual é o impacto na saúde?

Em estações de tratamento e monitoramento de água entre os principais produtos utilizados são o cloro e o sulfato. O sulfato é utilizado como agente floculante para auxiliar na retirada de impurezas, o qual em excesso pode causar efeito laxativo, já o cloro é utilizado para eliminação de microrganismos patogênicos que podem causar diversas doenças.

Entre as etapas da estação de tratamento de água é de total importância o monitoramento da dosagem de cloro ou hipoclorito de sódio, pois os mesmos podem alterar a produção de clorito, clorato e cloreto.

Sem devido monitoramento o cloro em reação com matéria orgânica pode ocorrer a formação de trihalometanos e ácidos haloacéticos (substâncias que são analisadas por cromatografia gasosa), produtos os quais oferecem diversos riscos à saúde, como por exemplo o câncer.

O cloreto em excesso também pode ser responsável pelo aumento de metais na água, pois o mesmo ocasiona a corrosão das tubulações metálicas.

Outros compostos que necessitam de monitoramento nos níveis apresentados nas águas de consumo humano são o nitrito e o nitrato que caso não controlado pode decorrer de problemas na saúde pública.

“O mais importante efeito tóxico agudo decorrente da ingestão de nitrato e nitrito é a metemoglobinemia. O nitrito interage com a hemoglobina (hb) do sangue oxidando-a a metemoglobina. […] que ocorre a redução no transporte do oxigênio dos alvéolos pulmonares para os tecidos.” (MOREAU, SIQUEIRA, 2009, p. 297)

A exposição ao nitrato e nitrito em baixas quantidades pode não acarretar em danos à saúde, pois o mesmo pode ser catalisado naturalmente.

“Níveis de MeHb de 10% produzem cianose assintomática, enquanto níveis de 20 a 50% levam a cianose com sintomas de hipóxia, dispneia, dores de cabeça, taquicardia e perda da consciência. A concentração letal de MeHb não é conhecida, mas foi verificado que em concentrações superiores a 50% ocorre morte. ” (MOREAU, SIQUEIRA, 2009, p. 297)

Outro composto que sua análise é realizada através do cromatógrafo de íons é o fluoreto, composto o qual naturalmente não é encontrado na água, porém o contato com outros meios como por exemplo rochas pode acabar contaminando-a.

O fluoreto também pode ser gerado a partir do flúor, composto o qual ocorre a dosagem artificial em estações de tratamento de águas para consumo que tem por intuito ser auxiliar na saúde público, pois o flúor é um elemento necessário no corpo humano e também auxilia na proteção contra cáries nos dentes.

Porém o flúor em excesso pode acarretar em diversos malefícios na saúde como a fluorose dentária e em casos extremos pode até mesmo causar degeneração de neurônios causando demência.

Por conseguinte, é de extrema importância o monitoramento destes íons, os quais fora da normalidade pode desenvolver diversos malefícios a saúde pública.

A cromatografia iônica é entre os meios mais eficientes de analises destes compostos, pois a mesma possui maior exatidão de resultados e também é capaz de identificar desde concentrações baixas até altas concentrações.

Artigo desenvolvido por: Laís Cristina Kremer

130 Comentários

  1. Ariana 3 semanas atrás

    Parabéns pelo ótimo trabalho e pelas linhas escritas com muita coerência.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Agradecemos pelo feedback, Ariana!

  2. Anderson 3 semanas atrás

    Excelente artigo, muito interessante

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Valeu pelo apoio, Anderson!

  3. Sonia 3 semanas atrás

    As leis brasileiras não punem com rigor quem age por interesse próprio sem pensar na saúde de todos os envolvidos,por isso a necessidade de monitorar.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Exatamente, Sonia! Precisamos nos atentar à tudo.
      Agradecemos pela sua colaboração.

  4. Johanna 3 semanas atrás

    Muito bom, realmente uma técnica analítica com aplicações importantíssimas!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Exatamente! Agradecemos seu apoio, Johanna!

  5. Marlete 3 semanas atrás

    Parabens, muito interessante!!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Obrigado, Marlete!

  6. Cristiana 3 semanas atrás

    Conteúdo muito interessante, sucesso!!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Valeu pelo apoio, Cristiana!

  7. Ivone Leal 3 semanas atrás

    Muito bom o artigo, parabéns Lais.
    Esse é o caminho para o sucesso!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Agradecemos pelo seu apoio, Ivone!

  8. Marisa 3 semanas atrás

    Excelente artigo. Parabéns!!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Obrigado pelo apoio, Marisa!

  9. Jorge Luiz 3 semanas atrás

    Muito Bom, Parabéns !!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Obrigado pelo apoio, Jorge!

  10. Lucas Afonso 3 semanas atrás

    Seriedade, conhecimento e monitoramento são necessários para preservar a saúde publica. Parabéns pelo conteúdo e orientações.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Concordamos completamente, Lucas! É isso aí.

  11. Chilton Paolo Piontkoski 3 semanas atrás

    Parabéns, belo artigo!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Agradecemos pela força, Chilton!

  12. Andriete 3 semanas atrás

    Muito interessantes, vou repassar e obrigado.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 semanas atrás

      Perfeito, Andriete! Que bom que você gostou.

  13. LUANA STEDILE WANZUITA 3 semanas atrás

    Muito interessante as informações do seu artigo! Monitorar e ter cuidado com as substâncias presentes em tudo é algo que devemos tornar rotineiro! Parabéns pelo artigo!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Exatamente, Luana! Agradecemos pelo seu feedback.

  14. Márcio 3 semanas atrás

    Importantes pontos no tocante ao uso excessivo de flúor trazem a tona vários questionamentos e estudo. A arte em compilar estes dados e produzir este resultado mostra a fundo um universo a ser explorado.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Realmente, Márcio! Agradecemos pela contribuição.

  15. Luciana 3 semanas atrás

    Parabéns pela iniciativa da empresa em promover e se comprometer com a saúde pública! Oportunizar aos jovens, como a Laís, a chance de mostrar seus conhecimentos é essencial! Parabéns Laís e sucesso nesta caminhada!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Agradecemos pelo excelente feedback, Luciana! Obrigado pela força.

  16. Leiliane 3 semanas atrás

    Artigo muito relevante!!! Parabéns

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Obrigado pelo apoio, Leiliane!

  17. Joabe 3 semanas atrás

    Excelentes informações, belíssimo trabalho com pontos importantes em relação ao assunto.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Obrigado, Joabe! Agradecemos pelo seu apoio.

  18. Quethelen 3 semanas atrás

    Ótimo artigo, super interessante. Parabéns!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Agradecemos pelo seu apoio, Quethelen!

  19. Cristiana 2 semanas atrás

    Muito bem explicado.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Valeu pelo apoio, Cristiana!

  20. Greicy Belli 2 semanas atrás

    Artigo excelente! Muito interessante. Escrita coerente e clara, detalhes e explicações muito bons.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Agradecemos pelo apoio, Greicy!

  21. Ana Luiza Heinz 2 semanas atrás

    Excelente trabalho desenvolvido, sem dúvidas um assunto que merece devida atenção.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Perfeitamente, Ana! Obrigado pela sua contribuição.

  22. Jonathan Luís Azevedo 2 semanas atrás

    Muito interessante o artigo, sem dúvidas a cromatografia é uma área promissora e suas análises são muito importantes para o monitoramento de águas.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Isso ai, Jonathan! Agradecemos pelo apoio.

  23. Nicolas do Nascimento 2 semanas atrás

    Parabéns pelo o artigo muito bem elaborado e também a iniciativa do laboratório em instigar a busca pelo conhecimento. Sem dúvidas os danos que a falta de monitoramento de águas pode causar é algo muito impactante.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Falou tudo, Nicolas! Agradecemos pelo seu feedback.

  24. Maria Claudia da Veiga Felizari 2 semanas atrás

    Artigo excelente! Assunto interessante e de grande importância a todos. Parabéns, você é digna do sucesso!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Agradecemos pela força, Maria!

  25. Alfonso Haskel 2 semanas atrás

    Muito interessante o assunto tratado no artigo. Parabéns pela elaboração, certamente o monitoramento destes compostos é algo a ser resultado.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Isso mesmo, Alfonso! Agradecemos pelo seu feedback.

  26. Bruna Miglioli 2 semanas atrás

    Conteúdo muito importante para ser tratado, o controle ambiental certamente é algo que cada vez mais se faz necessário na sociedade. Parabéns pela matéria!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Isso mesmo, Bruna! Agradecemos pela contribuição.

  27. Andressa 2 semanas atrás

    Super interessante o assunto tratado! É chocante saber que coisas que podem ser tão simples podem causar tanto impacto na saúde pública.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      É isso aí, Andressa! Valeu pelo apoio.

  28. Elicéia 2 semanas atrás

    Caraca, não me diga, mais uma coisa que deixam de monitorar. Parabéns pelo artigo.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Obrigado pelo apoio, Elicéia!

  29. Julia 2 semanas atrás

    Parabéns ao laboratório pela inciativa e também ao assunto abordado. Assim como citado no artigo todos os malefícios que podem ser gerados caso ocorra a falta de monitoramento realmente são muito impactantes, também os danos na saúde que foram citados é algo chocante.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Agradecemos pelo excelente feedback, Julia!

  30. Laís Cristina Kremer 2 semanas atrás

    Gostaria de agradecer ao laboratório pela oportunidade oferecida aos colaboradores de descrever sobre um assunto tão importante que é os impactos que podem ser gerados caso não ocorra o monitoramento de águas. Sem dúvidas o cuidado com a saúde é algo que deve ser dado devida atenção.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Nós que agradecemos pela sua excelente contribuição, Laís! Parabéns pelo artigo.

  31. André Zonta 2 semanas atrás

    Mesmo em meio a tecnologia o método clássico de cromatografia utilizado a mais de 100 anos ainda é um dos mais CONFIÁVEIS na separação de componentes, ”o que é clássico não é velho, clássico é eterno”.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 semanas atrás

      Obrigado pela contribuição, André!

  32. Schaiana B. Frozza 2 semanas atrás

    Parabéns pelo artigo Laís, claramente apresenta um ótimo domínio sobre o tema.
    Sucesso

  33. Josiane Possamai 2 semanas atrás

    Impressionante os números dos impactos negativos a saúde pública! Parabéns por divulgar este assunto!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 1 semana atrás

      Realmente, Josiane! Obrigado pelo apoio.

  34. Leandro Uhlmann 1 semana atrás

    Muito bom, o tema é bem apresentado e esclareceu as minhas dúvidas. Parabéns.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 1 semana atrás

      Ótimo que esclareceu suas dúvidas, Leandro! Obrigado pelo apoio.

  35. Nycolle 1 semana atrás

    O controle das águas é um assunto muito importante atualmente, pois como citado no artigo, o consumo pode causar tantos malefícios, sendo considerado um dos riscos ambientais mais preocupantes no Brasil.
    Muito obrigada por compartilhar esse artigo, foi muito esclarecedor e me proporcionou um ótimo aprendizado, Parabéns!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 1 semana atrás

      Que ótimo saber disso, Nycolle! Agradecemos pelo seu apoio.

  36. Jessica Elis 1 semana atrás

    Ainda não tinha conhecimento desse processo todo de monitoramento da água e do quão grave é a falta desse acompanhamento contínuo, realmente surpreendente. Nossa região tem diversas indústrias, podendo destacar o ramo têxtil que é muito forte, então é realmente importante estar sempre de olho nos níveis estabelecidos pela lei.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 1 semana atrás

      Isso mesmo, Jessica! Agradecemos pela sua excelente contribuição e preocupação com o tema.

  37. Kamila 5 dias atrás

    Excelente artigo! O monitoramento da água é um assunto muito importante que deve ser analisado sempre! Parabéns!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 dias atrás

      É isso aí, Kamila! Obrigado pelo comentário.

  38. Thaís A Tarnowski 3 dias atrás

    Artigo desenvolvido com seriedade! Em um tema tão necessário e importante… Saúde e bem estar pensado de forma aprofundada, parabéns!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 3 dias atrás

      Agradecemos pelo seu apoio, Thaís!

  39. Jordana 3 dias atrás

    Parabéns, artigo muito interessante e claro.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Obrigado pelo seu apoio, Jordana!

  40. Larissa Cardoso 3 dias atrás

    Parabéns pelo artigo desenvolvido, sem dúvidas um assunto muito importante e impactante para sociedade, cada vez mais se faz necessário o monitoramento das águas para o bem da saúde pública.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Com certeza, Larissa! Obrigado pelo apoio.

  41. Maria 3 dias atrás

    Muito bom o assunto abordado no artigo, sem dúvidas um assunto que deveria ser dado maior importância, pois os impactos gerados na saúde são grandes.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      É isso aí, Maria! Agradecemos pelo seu comentário.

  42. Sheyla Tatiane 3 dias atrás

    Artigo bem elaborado. Parabéns!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Laís mandou bem, né Sheyla? Obrigado pelo apoio.

  43. Gabriely 3 dias atrás

    Parabéns Laís!! Artigo de extrema importância para todos!!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Isso aí, Gabriely! Agradecemos pelo seu apoio.

  44. Henrique 3 dias atrás

    Ótimo artigo. É muito bom ver que pessoas se importam com a qualidade de vida das pessoas!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Perfeitamente, Henrique! Agradecemos seu apoio.

  45. Carina Maulaz 3 dias atrás

    Excelente artigo,muito bem explicado! Sem duvida a cromatografia hoje em dia tem uma grande importância em diversas áreas. Parabéns para a profissional!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Exatamente, Carina! Obrigado pela sua contribuição.

  46. Georgia 3 dias atrás

    Parabéns!!! Ótimo artigo.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Valeu, Georgia! Agradecemos pelo apoio.

  47. tamiris 2 dias atrás

    Parabéns Laís, muito interessante seu antigo.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Valeu, Tamiris! Seu apoio é fundamental.

  48. Débora Thalia 2 dias atrás

    Muito boa a elaboração do artigo e seu tema abordado, claramente são informações importantes e relevantes a todos.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Sem dúvidas, Débora! Todos deveriam saber disso…

  49. Maria Uzeika 2 dias atrás

    Muito bom o assunto abordado Laís! A cromatografia como sempre um método analítico revolucionário.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Isso aí, Maria! Obrigado pelo seu comentário.

  50. Daniela Fiamoncini 2 dias atrás

    Muito interessante o assunto. O método de cromatografia iônica certamente é essencial em qualquer tipo de análises de águas, sendo estes parâmetros que necessitam de monitoramento.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Perfeitamente, Daniela! Obrigado pela sua contribuição.

  51. Bruna Candido 2 dias atrás

    Parabéns pelo artigo. Muito importante monitorar os compostos existentes na água para trata-la da forma adequada, garantindo a nós usuários uma melhor qualidade de vida.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Excelente contribuição, Bruna! Obrigado pelo seu comentário.

  52. Daniela Samulewski 2 dias atrás

    Uma forma de análise da qual ainda não possuía conhecimento e pelo o que foi descrito ao decorrer do artigo é de vasta importância. Parabéns pelo desenvolvimento!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Com certeza, Daniela! Agradecemos pelo seu apoio.

  53. Camila 2 dias atrás

    Muito chocante as doenças que podem ser desenvolvidas através de meios tão fáceis de nos contaminar. Parabéns pela elaboração do artigo e pelas interessantes informações fornecidas!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Pois é, Camila! Devemos nos atentar…

  54. Janaína Raphaeli 2 dias atrás

    Excelente artigo! Sendo de grande importância e demonstrando muito conhecimento.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Isso mesmo, Janaína! Agradecemos pelo seu apoio.

  55. Michele 2 dias atrás

    Ótimo trabalho! Muito bem redigido. Ótima escolha do tema principalmente neste momento em que está em discussão o controle de produção de químicos lançados no meio em que vivemos e poluímos . Controle de qualidade através de novas tecnologias e muito conhecimento é o caminho para uma melhor qualidade de vida!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Isso aí, Michele! Agradecemos pela sua excelente contribuição.

  56. Ederson kremer 2 dias atrás

    Sim esse trabalho é muito importante para nós saber que tipo de água que estamos consumindo.
    O monitoramento é otimo para toda a população se pagamos queremos água com qualidade e que não traga doenças futuramente.
    Parabéns ao laboratório por essa bela pesquisa se importar com o nosso bem mais precioso que é a água sem ela ninguém vive.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 2 dias atrás

      Falou tudo, Ederson! Ótimo saber que você também demonstra preocupação com o assunto.
      Agradecemos pelo seu apoio.

  57. Leandro do Nascimento 2 dias atrás

    Ótimo trabalho! Muito importante destacar os impactos na saúde que podem acontecer, sem dúvidas um assunto que não é dado devida importância.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Obrigado pelo apoio, Leandro!

  58. Glicéria 2 dias atrás

    Parabéns pela iniciativa Laís e também pela oportunidade fornecida pelo laboratório. Gostei muito do assunto e achei bem importante em ser divulgado.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Isso mesmo, Glicéria! Agradecemos pelo seu apoio.

  59. Sonia 1 dia atrás

    Muito bom o artigo !
    Excelentes comentários que estimula o conhecimento,a necessidade de monitoramento é fundamental já que a concentração de químicos no tratamento da água não está correta por várias razões, muitas delas no uso não intencional.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Sem dúvidas, Sonia! Falou tudo…
      Obrigado pelo seu apoio.

  60. Margarida Poett 1 dia atrás

    Ótimo trabalho! Muito bem redigido!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Agradecemos pelo apoio, Margarida!

  61. Osny 1 dia atrás

    Ótimo artigo! Parabéns pelo desenvolvimento e pelo assunto abordado. Muito importante ressaltar as doenças que podem ser causadas por compostos iônicos.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Isso aí, Osny! Obrigado pelo seu apoio.

  62. Graciely 1 dia atrás

    Muito boa a matéria! O método de cromatografia iônica sem dúvidas é muito importante e certamente as leis sobre monitoramento deveriam ser mais rígidas referente a estes compostos.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Perfeitamente, Graciely! Obrigado pelo seu apoio.

  63. Camila 1 dia atrás

    Ótimo artigo!

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Valeu, Camila!

  64. Thaina 1 dia atrás

    Muito bom saber que compostos tão fáceis de ser gerados podem gerar tantos riscos a saúde, realmente o monitoramento de tais lugares deveria ser mais rígido.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Isso aí mesmo, Thaina! Agradecemos pelo seu apoio no assunto.

  65. Fabíola 1 dia atrás

    Muito esclarecedor o artigo sobre as atribuições da cromatografia, e o impacto das análises feitas com esse método, tanto na área biológica, como para conhecimento pessoal. Saber que existem pesquisas e profissionais envolvidos para que possamos ter uma qualidade de vida saudável é reconfortante.

    • Autor
      Freitag Laboratórios 22 horas atrás

      Exatamente, Fabíola! Agradecemos pelo seu apoio e contribuição no assunto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*