Caixa Separadora de Água e Óleo / Sistema Separador de Água e Óleo
Utilizada em Postos de Combustíveis, Lavação de Veículos e Oficinas Mecânicas, a Caixa Separadora de Água e Óleo - CSAO é o principal componente do Sistema de Drenagem Oleosa (SDO).
Objetivo:
Coletar partículas de óleo e gasolina, remover os sólidos flutuantes e sedimentáveis, e destinar os efluentes provenientes da área do posto sujeitos à contaminação por esse tipo de resíduos, para a rede coletora, corpo receptor ou para compartimento de contenção com posterior tratamento.
Limpeza:
Programe limpezas com frequências suficientes, de modo que a quantidade de óleo retida nas caixas ou compartimentos iniciais não chegue até a saída do sistema.No caso da CSAO utilizada em Lavações de Veículos, programar limpezas conforme a frequência de utilização e quantidade de sujeira dos veículos atendidos, estes fatores fazem com que a quantidade de sedimentos e de produtos para limpeza, sejam maiores, ocasionando uma alta concentração de compostos nocivos ao Meio Ambiente.
Cuidados:
Os detergentes e desincrustantes utilizados nos postos de serviço para a lavação de veículos, devem obedecer a correta diluição descrita pelo fabricante do produto. Tal recomendação se atendida, significa a economia e eficiência do produto, bem como o controle de parâmetros como Surfactantes e Tensoativos.
Atenção:
Conforme ABNT NBR 15594-1, não se deve varrer, lavar ou descarregar óleos, graxas, fluídos, aditivos usados ou combustíveis derramados para a rede de águas pluviais ou para a rua. Os pisos (pista) devem ser limpos com material absorvente adequado e os resíduos acumulados devem ser armazenados e dispostos apropriadamente em local adequado.
Importante:
Para facilitar a limpeza periódica e a vistoria, as caixas deverão possuir tampas resistentes e leves. Recomenda-se avaliar semanalmente as condições de limpeza das caixas e limpar a cada 30 dias no máximo. Após a limpeza dos últimos compartimentos, eles devem ser enchidos com água limpa para que o óleo do primeiro compartimento não passe por baixo da parede responsável pela sua separação.
Artigo escrito por: Richard Luciano Vailati - Suporte Técnico do Freitag Laboratórios