Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

05.09.2023

Endotoxinas - Cuidados analíticos e impacto na Saúde.

O ensaio de Endotoxinas gera um importante indicador da qualidade da água para Saúde Humana.

A presença destas substâncias pode comprometer diretamente a produção de fármacos, a rotina de hospitais ou mesmo a saúde de alguém que dependa de tratamento, por exemplo, por hemodiálise.

A origem destas toxinas está em certos tipos de bactérias Gran-negativas (como a E. Coli, Salmonella spp., Pseudomonas spp., Shigella spp., entre outras). Porém sua liberação para o meio só ocorre no momento que estes organismos (que são células) são lisados (isto é, destruídos, quebrados), pois as Endotoxinas presentes naturalmente na membrana externa de sua parede celular são liberadas e contaminam o meio (no caso a água que consumimos).

Isso significa que mesmo tratando e “matando” as bactérias, ainda existe o risco das toxinas estarem presentes e representarem riscos à saúde. Em nosso organismo podem trazer sintomas como febre, distúrbios intestinais, vômito, problemas respiratórios e urinários, entre outros. Acima de tudo, temos que lembrar que esta análise impacta diretamente a água utilizada para hemodiálise, portanto, já envolvendo pessoas que podem estar com a imunidade reduzida ou em situação de risco de vida.

A análise de Endotoxinas feita pelo Freitag Laboratórios é acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) e libera resultados quantitativos dentro da legislação vigente.

Utilizamos o método cromogênico que faz uso do reagente/enzima LAL - Após execução do método as amostras ficam fortemente rosadas indicando a presença das endotoxinas. O resultado é lido em Espectrofotômetro calibrado fazendo uso de uma curva de calibração validada.

Nosso principal desafio hoje com o ensaio é evitar a contaminação da amostra antes de chegar ao laboratório. Este cuidado depende muito da colaboração dos parceiros, clientes e outros laboratórios, em especial, no momento da amostragem (coleta no equipamento/sistema) e no transporte (logística).

Após a amostragem, a análise deve ser executada em 24h com a amostra sem preservação, em tubo/frasco estéril apirogênico e refrigerado a <6 ºC. Porém, o prazo pode ser estendido congelando a amostra, portanto contornando a urgência do prazo e permitindo receber amostras de qualquer lugar, desde que se mantenham congeladas até o momento da análise.

Atenção: Nossa recomendação é sempre evitar encher o frasco até a boca, pois no congelamento a água se expande gerando o risco de romper o lacre. O mais adequado é preencher até a metade. A análise em si faz uso de 100 uL (2 gotas), portanto, meio frasco preenchido é mais que o suficiente 


Autor: André Ribeiro do Prado - Gestor de Inovação do Freitag Laboratórios


Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade