FTALATOS: Tudo que você precisa saber sobre este composto que está presente nos plásticos.
FTALATOS: Tudo que você precisa sabersobre este composto que estápresente nos plásticos.
Os ftalatos são um grupo de compostos químicos derivados do ácido ftálico, tal como o cloro ftalato, utilizado como aditivo para deixar o plástico mais maleável, e são substâncias utilizadas na indústria de plásticos para conferir a flexibilidade e a durabilidade dos polímeros plásticos. Os analitos encontrados no grupo de Ftalatos são os Dimetilftalato, Dietilftalato, Di-n-butil ftalato, Benzil Butil Ftalato, Bis(2-etilhexil)ftalato, Di-n-octilftalato.
O contato dos alimentos com ftalatos pode ocorrer desde a sua produção industrial, em transportadoras e tubulações, durante o armazenamento em embalagens e, também, na manipulação doméstica/comercial, por meio de colheres, espátulas e luvas. Estes compostos são de alto risco à saúde humana. Alguns desses efeitos já foram caracterizados em estudos epidemiológicos e experimentais em humanos e animais. Por serem utilizados como aditivos, não são incorporados à matriz de plástico e podem migrar facilmente destes produtos para o meio ambiente, contaminando a água, o solo, a poeira e o ar. Alguns autores relacionam a exposição aos ftalatos com a puberdade precoce, insuficiência ovariana primaria (IOP), endometriose, problemas relacionados com a gravidez e fertilização in vitro (IVF), malformações no período fetal e alterações da espermatogénese. A exposição humana a ftalatos pode ter implicações na saúde reprodutiva quer do sexo masculino quer feminino, com potenciais consequências na fertilidade.
Na União Européia os 5 ftalatos autorizados para o uso em materiais em contato com os alimentos e água, conforme o Regulamento (UE) n.º 10/2011 são: Dibutilftalato, Ftalato de benzilbutila, Bis-(2-etilhexil) ftalato, Diisodecil ftalato, Ftalato de diisononilo.
Para que a realização de uma análise ocorra de forma assertiva, sem contaminações por ftalato, é importante que a amostra ao ser coletada seja despejada em um frasco adequado, sendo ele de vidro. Caso coletada em frascos plásticos há um risco do resultado apresentar um falso negativo, e sendo de vidro estaremos evitando possíveis alterações no resultado, devido a reação do plástico com a água, nesse caso haveria um pico cromatográfico quantificável, e não seria possível distinguir se a contaminação é proveniente do frasco ou da amostra que está sendo analisada.
A invenção dos ftalatos data a segunda década do século passado, sendo usado o Ftalato de 2-etilhexilo (DEHP) desde 1931 como aditivo do policloreto de vinil (PVC), tendo sido usados também como repelente de insetos e cercaricida. Atualmente, passando quase um século da sua existência os ftalatos estão presentes numa enorme quantidade de produtos de consumo incluindo materiais de construção civil, vestuário, brinquedos, cosméticos, suplementos alimentares, automóveis e equipamentos médicos.
Autores:
Leandro Colaço, Amanda Beatriz Menestrina, Estefany de Freitas
Técnicos do Laboratório de Instrumentação