O DNA na tipificação rápida de Salmonella: O novo ensaio do Freitag Laboratórios
Todo organismo vivo possui um código genético que o diferencia de outro organismo, por isso, a utilização do código genético na identificação é algo cada vez mais comum na atualidade. O uso do DNA como ferramenta de identificação proporciona aos pesquisadores/técnicos muito mais segurança no resultado liberado, uma vez que o ensaio se torna muito mais rápido, eficaz e seletivo.
Nesse sentido, buscando trazer o melhor para nosso cliente, adquirimos novos equipamentos para tipificação de Salmonella utilizando ferramentas moleculares: o Check & Trace Salmonella (CTS). O CTS é um sistema de teste genético capaz de confirmar e identificar rapidamente vários sorotipos de Salmonella em um único teste a partir de uma cultura pura. Seu princípio baseia-se no reconhecimento molecular específico de sequências alvo de DNA e na subsequente amplificação com primers universais.
A importância dos testes de Salmonella
Salmonella spp. é o gênero de uma bactéria originária de duas espécies (S. enterica e S. bongori) e diversas sorovariedades patogênicas como: Enteritidis, Typhimurium, Gallinarum e Pullorum, as quais são contaminantes de alimentos derivados avícolas.
De acordo com o Relatório de Zoonoses “One Health” da União Européia, a Salmonella é a segunda infecção gastrointestinal de origem alimentar mais notificada em humanos, com mais de 52.000 casos confirmados em 2020. Por isso, a capacidade de gerir Salmonella na produção é muito complexa e envolve diferentes segmentos: biossegurança, testes de qualidade, profilaxias e protocolos de vacinação.
Após sua detecção de presença, há uma certa urgência de identificar o sorotipo para que medidas mais direcionadas sejam tomadas. Além disso, a legislação brasileira exige que seja identificada presença para S. typhymurium e S. enteritidis. Enquanto legislações de países estrangeiros também exigem a tipagem adicional de Salmonella para avaliações epidemiológicas de risco à saúde, como a S. pullorum e S. gallinarum.
A nova técnica implantada no Freitag Laboratórios faz a identificação de mais de 300 sorotipos, proporcionando ao nosso cliente a oportunidade de um tratamento direcionado, o qual elimina a contaminação com mais agilidade e confiança.
Com a sorotipagem convencional é detectada a presença de antígenos na superfície celular e flagelos, já o CTS detecta a variação genética em 21 posições (loci) espalhados por todo o genoma de Salmonella, ou seja, a análise é feita diretamente no DNA bacteriano - todos identificados através de software específico.
Recebimento de Amostras
Podemos receber a tanto a matriz para detecção quanto uma placa já isolada presumida para Salmonella spp.. No primeiro caso, com a amostra “bruta”, ou seja, a matriz a ser analisada: água, alimento ou resíduo é realizado o ensaio de detecção para Salmonella spp.. Caso o resultado seja positivo, a amostra é isolada em uma placa de ágar nutriente e então iniciado o processo de tipificação a partir da técnica de biologia molecular CTS.
Já no segundo caso, é possível receber diretamente a placa em ágar nutriente já presumível para Salmonella spp., ou seja, com as colônias já isoladas. A partir daí, é iniciada a extração e etapas subsequentes ao processo do CTS. Neste segundo caso o resultado é liberado muito mais rápido, pois já foi realizada a triagem.
A cada dia buscamos inovações e métodos que proporcionam mais segurança e responsabilidade no resultado liberado, por isso, caso haja alguma dúvida, estamos à disposição!
Elen Larissa Tomio – Técnica do setor de Biotecnologia do Freitag Laboratórios