Acompanhe diversos
conteúdos relevantes
desenvolvidos por nós

Blog Freitag

10.01.2023

OS COSMÉTICOS QUE COMPRAMOS SÃO ESTÉREIS?

As matérias-primas utilizadas para a manipulação de cosméticos quase nunca são estéreis. A presença de microrganismos (bactérias e fungos) é permitida uma vez que estejam dentro de limites específicos. No entanto, esses microrganismos não devem, em hipótese alguma, ser patogênicos.

Cosméticos seguros

Devido à ampla variedade de cosméticos disponibilizados no mercado e ao constante aumento no uso desses produtos, a gestão da qualidade se torna uma parte importante e fundamental na garantia da segurança e qualidade durante a fabricação desses produtos.

Para que haja essa garantia, é necessário a aplicação de normas de fabricação de produtos cosméticos onde permite que o processo seja feito de maneira segura conforme estabelecido pela RDC nº 48 de 25 de outubro de 2013, do Ministério da Saúde, onde o mesmo ressalta a importância do uso e cumprimento de manuais de boas práticas de fabricação e requisitos mínimos necessários a serem cumpridos pelas indústrias, desde fabricação, embalagem e armazenamento e controle de qualidade dos referidos produtos. Para tal objetivo, é essencial garantir a segurança microbiológica, comprovando que os produtos estão livres de microrganismos que possam causar danos à saúde humana, sendo este, requisito relevante tanto para os consumidores quanto para órgãos fiscalizadores.

Microbiologia dos cosméticos

A garantia de segurança microbiológica dos produtos é um dos requisitos fundamentais, visto que, a presença de microrganismos, além de causar alterações na formulação, como perda da eficácia e das características físicas do produto, poderá colocar em risco a saúde do consumidor. A contaminação microbiológica pode ocorrer em várias etapas da fabricação e podem estar presentes na matéria-prima, nos equipamentos, nos operadores, inclusive nos materiais de embalagem.

Os microrganismos frequentemente encontrados em produtos cosméticos, são os patogênicos oportunistas que incluem Pseudomonas, Enterobacterias e Staphylococcus. Os microrganismos considerados como patogênicos oportunistas geralmente não causam doenças, mas, quando se trata de pessoas com imunidade baixa podem causar infecções graves.

A qualidade microbiológica dos produtos é definida por padrões microbianos descritos em compêndios oficiais, farmacopéias e normas regulamentadoras e são realizados através de métodos que são específicos para microbiologia de cosméticos, no qual é realizado através da detecção e contagem de microrganismos onde, utilizamos meios de cultura e reagentes que favorecem o crescimento dos microrganismos que podem estar presentes.

Para os ensaios, utilizamos solução neutralizante que permite uma detecção e enumeração confiável de microrganismos em cosméticos contendo conservantes. A detecção é realizada através da incubação dessa solução seguido da avaliação dos microrganismos em placas, já a enumeração é realizada através da contagem de colônias dos microrganismos viáveis totais.

A análise microbiológica dos cosméticos possibilita também uma avaliação criteriosa para a identificação das possíveis fontes de contaminação microbiana, envolvendo desde a matéria-prima do produto até os manipuladores. Por isso ressaltamos a importância do controle de qualidade microbiológico desde o processo de fabricação até a entrega do produto final. E isto não deve ser visto pelo setor industrial como um gasto desnecessário, mas sim, como uma maneira de garantir produtos seguros e de qualidade para o consumidor.

Ao serem identificadas falhas no processo, poderão ser implantadas medidas corretivas e preventivas na operação, como por exemplo, a padronização dos processos e implantação do manual de boas práticas de fabricação - BPF, assim como treinamento dos manipuladores. Desta forma, haverá melhoria na segurança, qualidade da fabricação e consequentemente um maior desenvolvimento da empresa.

Partindo do princípio básico da política de qualidade que rege o Freitag Laboratórios, nos colocamos à disposição para mais informações e esclarecimentos sobre os ensaios de microbiologia em cosméticos.

Autora: Patricia Possamai - Coordenadora Técnica de Microbiologia - Freitag Laboratórios

Entre em contato

Solicite atendimento
clicando abaixo

Fale conosco
Nós usamos cookies

Eles são usados para aprimorar sua experiência. Ao aceitar ou
continuar na página, você concorda com o uso de cookies.

Política de privacidade