Qual a diferença entre ovos viáveis de helminto para ovos de helminto?
Os helmintos são vermes parasitas. Áscaris, tênias e ancilóstomos fazem parte desse grupo. Atingem tanto os seres humanos, quanto os animais. Se reproduzem no corpo do hospedeiro causando diversas doenças como, infecções intestinais, anemia e fadiga.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças parasitárias constituem uma das principais causas de morte mundial, abrangendo cerca de três milhões de mortes por ano em todo o mundo, o que torna o controle desses organismos muito importante.
Muitas pessoas nos questionam sobre o tempo de liberação do resultado, tendo em vista que o prazo de Ovos de Helmintos é de 8 dias úteis, enquanto o de Ovos Viáveis de Helmintos fica em 28 dias. Por que toda essa diferença?
Existem dois estágios dos helmintos: viáveis, ou seja, o ambiente é favorável para o ovo do parasita eclodir e o mesmo causar doenças a seu hospedeiro, e o inviável, que é quando os ovos estão em ambientes desfavoráveis e nunca chegam a eclodir.
Caso o objetivo seja atender o CONAMA 375 que define procedimentos para uso agrícola de lodo e esgoto gerados em estações de tratamento, necessariamente precisará solicitar a análise de Ovos Viáveis de Helmintos. Este método requer que a amostra permaneça incubada em uma estufa a 35ºC por 28 dias para aguardar a eclosão dos ovos, e assim mensurar a quantidade de helmintos patogênicos nessa amostra. É necessário todo esse tempo para que todo o ciclo de eclosão ocorra, caso contrário o laboratório poderia liberar um falso negativo.
Agora se a necessidade for apenas saber se há ou não presença desse organismo, para por exemplo atender a Legislação ABNT NBR 10004 de classificação de resíduos, neste caso pode ser solicitado o ensaio de Ovos de Helmintos que tem como prazo 8 dias úteis. Este é um método diferente, onde é realizada a contagem desses ovos, independentemente do risco de eclosão.
O Freitag Laboratórios atende aos dois métodos. Entre em contato conosco para maiores informações.
Autores:
Amanda Vicente - Técnica da Hidrobiologia
Jhennyfer Maria Sassi da Silva - Comercial
Ricardo Henrique Doring - Logística