fbpx

5 dicas de saúde para você colocar em prática

5 dicas de saúde para você colocar em prática
3 de agosto de 2018 Freitag Laboratórios

Qualidade de vida e saúde. Palavras que estão diretamente ligadas entre si e que estão em alta nos últimos tempos.

Procuramos dia após dia técnicas para otimizarmos nossos processos, e ao mesmo tempo, buscar um alinhamento em qualidade de vida.

Mas como podemos fazer isso de forma sistemática e saudável? Afinal, buscamos uma vida mais saudável, produtiva e feliz em nossos afazeres.

Por isso, em homenagem ao Dia Nacional da Saúde, que acontece no dia 05 de Agosto, preparamos uma lista com 5 dicas essenciais de saúde para você colocar em prática.

Então, leia esse post até o final e você descobrirá de vez como alinhar sua qualidade de vida.

O que é o Dia Nacional da Saúde?

Oficializado em 8 de Novembro de 1967, o Dia Nacional da Saúde surgiu através do Decreto de Lei nº 5.352, de 8 de Novembro de 1967, do Ministério da Saúde e da Edução e Cultura, em forma de homenagem ao sanitarista Oswaldo Cruz.

Renomado por ser um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias (peste, febre amarela e varíola) que atingiram o Brasil nos séculos XIX e começo do século XX, Oswaldo também foi responsável pela criação do Instituto Soroterápico Federal, que hoje é conhecido como Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

5 dicas de saúde para você colocar em prática

Agora que você já se contextualizou do que se trata o Dia Nacional da Saúde, queremos te mostrar algumas dicas para você se tornar mais produtivo no dia-a-dia, seja no trabalho, nos relacionamentos ou na família.

Produtividade não significa necessariamente produzir mais em um menor tempo, mas se tornar produtivo alinhado com uma qualidade de vida superior à média. E nós queremos te proporcionar isso com as dicas que listamos.

1. Hidrate-se de forma saudável

Se você ainda tem dificuldades para manter uma hidratação saudável e equilibrada, saiba que você deve mudar isso agora mesmo. Lembre-se, o melhor hidratante natural é a água!

Tomar água durante o dia é que o faz você frequentar o banheiro, eliminar as toxinas presentes no seu corpo, além de beneficiar o funcionamento dos seus órgãos.

O cálculo feito pela maioria dos especialistas diz que você precisa multiplicar o seu peso por 0,035 ml. Dessa forma, você saberá o quanto de água precisará beber durante o dia.

Exemplo: Você pesa 60kg e quer saber quanto de água precisa beber ao dia. Basta multiplicar 60 x 0,035, o que resultaria em 2,1 litros de água por dia.

Vale lembrar que é importante avaliar se a água que você está bebendo é realmente saudável, por isso, sugerimos que você acesse esse material gratuito para identificar se a sua água está própria para consumo.

2. Descanse o seu corpo

É essencial que você durma o suficiente para que o seu corpo descanse de forma adequada. Mas mais do que isso, você precisa atingir a qualidade do sono ideal.

Evite dormir de televisão ligada, luzes acesas ou praticar atividades que te deixem muito ativo antes de cair no sono. Usar o celular na cama enquanto tenta cair no sono também não é uma prática saudável. Além de não trazerem nenhum benefício, as práticas citadas prejudicam na produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono.

Um corpo que não descansa economizará calorias diminuindo o seu metabolismo, resultando numa busca imediata por alimentos calóricos que trarão energia rápida. Evite lutar contra o sono.

3. Pratique atividades físicas

Já há tempos que se fala que o sedentarismo traz inúmeros riscos para a sua vida. Praticar atividades físicas fortalece a sua imunidade, o que torna fundamental na prevenção de doenças.

Vale lembrar que é recomendado um acompanhamento com profissional da área antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, seja ela em academia, crossfit ou de forma independente.

Você precisa conhecer seus limites antes de colocá-los em jogo. A dica é que você comece aos poucos e vá acostumando o seu corpo com essa nova prática. Você não deve abusar nas atividades físicas.

Encontrar o equilíbrio é fundamental para uma prática saudável. Dessa forma, você traz benefícios para sua saúde, além de gerar uma manutenção espontânea para as ”engrenagens” do seu corpo.

4. Conecte-se com a natureza

Se você vive em um grande centro, dificilmente terá contato com a natureza no seu dia-a-dia. Portanto, sugerimos que você aproveite seus tempos de descanso (finais de semana ou feriados) para entrar em contato com a natureza.

Além dessa prática ajudar na recuperação de estresses do cotidiano, ela também é capaz de te trazer mais criatividade, inspiração e coragem para desbravar novos horizontes.

Tire um tempo para fazer uma caminhada no meio da mata, conhecer pontos turísticos, visitar uma cachoeira, acampar em regiões afastadas e, principalmente, se desligar do mundo digital e das suas responsabilidades.

5. Tenha uma alimentação equilibrada

Por último, mas não menos importante: você precisa ter uma alimentação equilibrada. Isso não significa, necessariamente, que você deva fazer uma dieta regrada de restrições e controles alimentares.

O ideal é que você encontre o equilíbrio ideal para sua alimentação. Procure ingerir frutas, legumes, verduras, cereais integrais, leite desnatado e carnes magras. O excesso de sal, doces e frituras também podem fazer mal.

Além de serem extremamente calóricos, esses alimentos podem trazer inúmeros malefícios para sua saúde, como por exemplo, a diabetes e a hipertensão.

Organize o seu dia

Agora que você já aprendeu algumas dicas para você melhorar a sua qualidade de vida, você precisa colocá-las em prática. Para isso, o ideal é que você organize o seu dia de acordo com os seus objetivos.

Reserve um horário para a prática de atividades físicas, planeje suas refeições de forma equilibrada e se organize da melhor maneira para sustentar suas necessidades diárias.

Conhece alguma outra dica para beneficiar a saúde de alguém? Compartilhe com a gente aqui nos comentários.

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*